Resenha: JACK E ALICE & AMOR E AMIZADE.

  Olá, amigos! Como estão? Depois de muito tempo, eis que me encontro aqui novamente para conversarmos um pouco sobre este livro lindo e super pequenino da minha autora preferida: Jane Austen. O livro de hoje é sobre duas histórias (ou novelas) chamadas “Jack e Alice” e “Amor e Amizade“. Vamos então falar um pouquinhos delas!

Jack e Alice & Amor e Amizade (1)

» Ficha Técnica:

Autora: Jane Austen

Editora: Relógio D’Água (Portugal)

Edição: outubro de 2017

Número de páginas: 112

Gênero: Literatura Inglesa, Romance, Romance Clássico/Época

Avaliação: ★★★★ 4.0/5.0

Jack e Alice & Amor e Amizade (2)

» Sinopse:

  Jack e Alice (1787) e Amor e Amizade (1790) são novelas que permitem conhecer o início de Jane Austen como escritora.
Nestes escritos adolescentes, podemos ver o seu sentido de humor, a atenção ao que de ridículo existe nas relações sociais e o distanciamento da ficção sentimental.

Jack e Alice & Amor e Amizade (3)

» Opinião:

  São novelas encantadoras e leves, com uma simplicidade que ao mesmo tempo carrega seu toque único e sútil de Austen também colocado em seus trabalhos: deixando claro sua opinião sobre a sociedade da época.

  As novelas conta as histórias em cartas sobre amores perdidos, amizades de anos e casamentos não consumados. São escritos do começo da jornada como escritora de Austen, trazendo seu humor, a mudança entre os personagens e tendo a maior cautela em utilizar as palavras certas para tais acontecimentos.

  A primeira novela vemos uma sociedade obscura, inundada em inveja e egoísmo, trazendo um fim irreparável para nossa heroína. E que final! Foi uns dos finais mais marcantes da Austen – ao meu ponto de vista. Já na segunda novela, a narrativa inteira é feita apenas em cartas, contando-nos em acontecimentos curtos momentos entre os personagens que os marcaram e ainda os afligem. Segredos e opiniões escondidos entre amigas, que foi desvendados após anos e por intermédio de uma filha (de uma das amigas de anos).

  Ambas as obras são exemplos claros de aprendizados e projetos juvenis da autora. Uma vez que não vemos claramente o profundamento entre a história e seus personagens. Porém vemos entre as palavras e enredo sua capacidade e dom já nítido durante as novelas. Apesar de curtos, temos um gostinho incrível e a finalização das obras nos dá uma satisfação de um tempo utilizado em um bom livro.

 

:: Vocês já leram? Ou pelo menos, já ouviram falar nessas duas obras da Jane Austen?

 

Por hoje é só, pessoal! Até mais.

DANI RAMOS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s