Resenha: TODOS OS NOMES.

Olá, queridos! Meu Deus, quanto tempo não apareço por aqui, não? Peço imensas desculpas pela ausência no blog, mas tanto eu, quanto Polly, estamos com MUITAS coisas consumindo nosso tempo/vida: trabalho, estudo, família etc. Então, tivemos que ter esse tempinho para nos ajustar a tudo e espero que a partir de agora, eu volte com todo ânimo possível!

Vamos então começar a falar de um livro lido em janeiro (isso mesmo, finalizei o mesmo em janeiro, aaaa) e é sobre meu autor preferido: José Saramago. O livro da vez é “Todos os Nomes“. Vamos lá então!

Todos os Nomes (1)

» Ficha Técnica:

Autor: José Saramago

Editora: Porto Editora (edição de Portugal)

Ano de lançamento: novembro de 2015

Número de páginas: 280

Gênero: Romance, Literatura Portuguesa

Avaliação: ★★★★ 4.0/5.0

Todos os Nomes (2)

» Sinopse:

O protagonista é um homem de meia-idade, funcionário inferior do Arquivo do Registo Civil. Este funcionário cultiva a pequena mania de colecionar notícias de jornais e revistas sobre gente célebre. Um dia reconhece a falta, nas suas coleções, de informações exatas sobre o nascimento (data, naturalidade, nome dos pais, etc.) dessas pessoas. Dedica-se portanto a copiar os respetivos dados das fichas que se encontram no arquivo. Casualmente, a ficha de uma pessoa comum (uma mulher) mistura-se com outras que está copiando. O súbito contraste entre o que é conhecido e o que é desconhecido faz surgir nele a necessidade de conhecer a vida dessa mulher. Começa assim uma busca, a procura do outro.

Caligrafia da capa por MIGUEL GONÇALVES MENDES.

Todos os Nomes (3)

» Opinião:

  Uma vez que o livro começa sem nenhum acontecimento extraordinário e grandioso, pensamos que será uma história leve, rasa ou sem profundidade. E é aí que nós ━ ou melhor, eu ━ nos enganamos. Em “Todos os Nomes” encontramos mais uma maestria de Saramago em desenvolver um livro com uma abordagem que ao mesmo tempo vemos como comum, e por outro lado, tem sua concavidade nítida.

  O livro conta a história de um homem de meia-idade, chamado José ━ o único que possui um nome na obra ━, que trabalhou desde sempre na Conservatória de Registo Civil*, que consequentemente, reside nas traseiras do edifício. José a princípio tem uma mania (diferente) em colecionar notícias de jornais/revistas sobre certas pessoas. Na medida que a coleção vai aumentando, José sente a necessidade de expandir as informações das pessoas, querendo adquirir seus locais de nascimento, datas, se foram casadas ou não e assim por diante. Logo depois dessa decisão, José conclui que conseguirá essas referências no próprio trabalho, pois qual outro lugar melhor para adquirir esses dados do que uma própria Conservatória de Registo Civil*?

  Contudo quando José começa a obter suas informações para a coleção, aparece diante de si uma certidão de uma certa mulher, que faz José ficar obcecado em conhecer sua vida. Em decorrência disso, um plano genioso e perigoso em saber quem foi ou é aquela mulher, faz José fazer certas atitudes que jamais pensou em cometer (até algumas transgressões). Agora será que ele conseguirá encontrar a mulher da certidão? E por que obteve uma compulsão em ir atrás de uma mulher desconhecida?

  Saramago ━ como sempre ━ me surpreendeu e me fez perceber que mesmo com um personagem normal e comum como José, o autor conseguir criar um universo e história fora do habitual, embora encontramos o costumeiro de uma vida humana. A essência do ser humano, sua psicologia, necessidades, medos, anseios, são todos encontrados nessa obra. E como costume, o final sempre nos faz refletir sobre tudo o que lemos e absorvemos. Saramago sendo Saramago…

 

:: Mais um livro desse autor português que modificou minha vida como leitora. Vocês já leram ou pelo menos conhecem a obra?

*O livro como sabem, é em português de Portugal, e sendo assim, não é “Conservatória de Registro Civil” e sim, “Registo Civil”.

 

Por hoje é só pessoal! Espero que tenham gostado. Até mais ver!

DANI RAMOS

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s